sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ben Foster

Havia encontrado o Ben Foster num jantar, há uma semana, mas era um lugar barulhento e uma mesa cheia de gente, então, não conseguimos conversar muito. Ontem, ele passou pelo set para dar um alô, mas nossa primeira reunião de trabalho foi nesta manhã de folga. Se a idéia de que 360 parece um filme-taxi fizer algum sentido Ben é o próximo passageiro nesta viagem.
Não conversamos diretamente sobre processo de trabalho, mas nem foi preciso para saber que ele faz parte do time de atores que trabalham de dentro para fora. Method Acting aparentemente, se é que exista uma definição clara para isso, mas é um processo oposto ao de Moritz Blertreu, que saltou deste taxi ontem à noite e voltou para Hamburgo.
Convidei o Ben Foster para fazer o Tyler depois de assisti-lo em "Alphadog", "3:10 to Yuma " e "O Mensageiro". É um ator baixo, magro, mas com uma presença magnética e um olhar intenso. Seu papel no filme é o de um "sex offender". Trocamos apenas alguns emails antes dele vir dos EUA; ao chegar em Londres apareceu com um corte de cabelo igual ao de um garoto que está preso por abuso sexual encontrado na internet em suas pesquisas. Ontem, no set, veio com o casaco que o personagem vai usar; ele não quer se sentir fantasiado, imagino; então o melhor é se acostumar com o casaco de couro vagabundo.

Ben tem ficado sozinho em Londres, focado no universo que vai viver. Pediu uma reunião com um terapeuta de agressores sexuais e já sabe muito a respeito deste mundo, pois também leu artigos e entrevistas com ex-presidiários. No filme não ha nenhuma referência ao passado de Tyler, mas ele criou um e me contou a história de como o seu personagem foi parar na prisão. Ótima história, aliás; dava um curta. Amanhã, ele vai se encontrar com a Marianne Jean Baptiste, atriz que fará a terapeuta com quem Tyler trabalha há sete anos, mas eles não vão ler o texto, a idéia é apenas ficar mais próximo dela para criar algumas pontes que possa ajudá-los no dia da filmagem. Nada de ensaios para eles. Marianne me escreveu dizendo que também prefere trabalhar de dentro para fora e está feliz com o encontro. Em relação à Maria Flor, com quem ele faz a maior parte de suas cenas, Ben preferiu só encontrar para valer no dia da filmagem, quando rodaremos o momento em que os dois personagens se vêem pela primeira vez. Maria Flor gostou da idéia e está feliz em entrar neste jogo. Não há como estes detalhes na preparação do personagem, que inclui ainda, escolha cuidadosa de figurino, tatuagens e até acento, não ajudá-lo em seu desempenho diante da câmera. Neste processo, Ben apareceu com algumas idéias tão preciosas que agora me sinto forçado a escrever algumas cenas para poder incorporá-las. Não sei se entrarão na montagem final, mas certamente ao rodá-las estarei mais dentro da cabeça deste garoto de Louisiana.

No meio da nossa conversa, muito abertamente, Ben falou sobre algumas passagens duras da sua vida, problemas na adolescência, padrões familiares, experiências difíceis. Só ao caminhar de volta para o meu apartamento , depois do encontro, me veio uma dúvida: Ao dizer que "com 15 anos ele fez isso ou aquilo", a quem estaria se referindo, estaria falando sobre o Ben Foster ou sobre o Tyler ? Se a idéia deste processo é tentar viver o personagem, definitivamente funcionou, pois nem sentado num bar de hotel, por alguns momentos, consegui saber quem estava na minha frente.

Tyler é um papel pequeno, como todos os outros neste filme, mas isso não impede um grande ator de defendê-lo como se defendesse a área numa final de Copa do Mundo. E ainda me pagam para fazer parte disso.
Que sorte poder viver deste trabalho, senhores.

Londres - 27/03

10 comentários:

  1. Fernando, eu amo seus filmes e é uma grande notícia que este fez este outro filme que certamente será uma adição à sua filmografia já magnífico.

    Obrigado por este espaço que inspira jovens cineastas para perseguir seu sonho .. desejo-lhe muito sucesso

    ResponderExcluir
  2. Lamento escrever Português tão ruim, mas use um tradutor web.

    ResponderExcluir
  3. que sorte a nossa em poder assistir aos seus filmes, meirelles!

    :)

    ResponderExcluir
  4. delícia esse blog fernando! muito bom viver um pouco dessa sua sorte... beijo

    ResponderExcluir
  5. Fernando:adoro seu trabalho e estou acompanhando seu novo filme com entusiasmo! Desejo muito sucesso para 360 e que você continue sendo essa pessoa inteligente e consciente que tanto nos orgulha! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. como faço pra escrever um e-mail pro ben foster ou uma carta???? sou muito fan dele

    ResponderExcluir
  7. acho ben foster realmente the best actor i have ever seen....tenho assistido todos os seus filmes e me impressiono com tanta versatilidade e tanta veracidade em seus personagens

    ResponderExcluir
  8. Amo o Ben Foster, ofilme em que ele estava muito lindo é x-men3; ele é um ótimo ator, de um olhar marcante, ele é um loiraço! Tbm queria saber como mandar uma carta para ele. mande um e-mail para mim nogueiradasilvag@yahoo.com.br escrevendo de como, por favor! bjss

    ResponderExcluir
  9. Acho o Ben Foster um ator incrível ! Realmente é magnético, mesmo em papéis secundários, ele consegue roubar o filme. Faz grandes coisas a partir de coisas muito, muito pequenas. É um mágico! Eu fiquei muito feliz em saber que ele vai fazer um filme do Fernando, outro gênio, mas fiquei triste em saber que o personagem do Ben Foster é um " sex offender". Ben Foster está colecionando papéis de homens psicóticos, loucos e monstruosos, o mais incrível pra mim é que ele consegue fazer deles estranhamente sedutores . Hostage, Alphadog, 3:10 to Yuma, Assassino a preço fixo, personagens loucos e descontrolados... Adoro assistir o Ben Foster, não assisti todos os filmes que ele fez... claro..., mas assisti alguns e é sempre muito bom vê-lo com toda sua verdade. Mas torço para que ele faça personagens diferentes desses que eu citei, pois tenho certeza que apesar da ... digamos... do seu corpo franzino... esse cara é capaz de interpretar qualquer personagem que a mente humana já tenha inventado.

    Ben Foster é realmente um ator que vale a pena ser visto!

    ResponderExcluir
  10. Cleusa Olga Francisco disse: -Eu amo Ben Foster, Magnifico ator, o olhar dele tem magia, tem carisma, VIVACIDADE!!!

    ResponderExcluir