terça-feira, 17 de maio de 2011

Chroma


Vídeo enviado por Quico Meirelles, integrante do núcleo de fotografia do filme "360".

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sol ou Neve?


Vídeo enviado por Quico Meirelles, integrante do núcleo de fotografia do filme "360".

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Texturas e bar


Vídeo enviado por Quico Meirelles, integrante do núcleo de fotografia do filme "360".

O Roteirista britânico, Peter Morgan, pode ser visto na cena com o texto na mão.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O que cabe em 1,60m

Foto de Barrie McCulloch, assistente de direção de "360"

Desde que assisti o Jamel Debouze em Amelie Poulin  passei a prestar atenção no ator. Não por acaso, o último filme que assisti no Brasil antes de vir filmar 360 foi Fora da Lei, filme Francês/Argelino que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro este ano, no qual Jamel faz o protagonista.    

Há sete anos encontrei-o por acaso num bar em Paris e fomos apresentados. Em nossa rápida conversa, eu o informei: "Um dia vamos fazer alguma coisa juntos, anota aí". Ao ler no roteiro que havia um personagem chamado "Algerian Man", mesmo sem ter lido a história ainda, seu nome me veio a cabeça imediatamente. O problema é que o homem, uma mega celebridade na França, estaria no meio de uma turnê de um novo espetáculo, então achei que dificilmente toparia o convite. Para a minha surpresa, talvez por se tratar de um papel romântico e triste, o que para um comediante pode ser interessante, ele remanejou algumas apresentações e entrou na barca. Ao encontrá-lo em Paris, há duas semanas, ele me lembrou da promessa que eu havia feito depois de algumas taças de vinho. A vida dá voltas; 360 está aqui  para provar. 

Vou poupar os elogios a Jamel, para que este texto não pareça chapa branca, mas a energia que cabe em 1,60 m é inacreditável. Quem der uma olhada no vídeozinho postado aqui, onde estou mexendo numa grua e sendo avacalhado pela equipe, verá que no início, ao terminar de falar com Jamel, ele não volta andando para a sua posição, sai correndo. Não estávamos atrasados, é que o camarada é assim mesmo; uma usina atômica.

Jamel faz um dentista muçulmano obcecado por uma mulher infiel (que é como os muçulmanos chamam o resto da humanidade). Com quem ficar? Com Alá ou com a mulher?  Este é o conflito do seu personagem. O próprio Jamel me contou que deveria ter se casado com uma namorada portuguesa e católica, mas, por pressão das duas famílias, acabaram se separando. Por esta razão ele conhece na pele o drama do seu personagem e disse que para a geração de franceses de ascendência argelina ou marroquina, como ele, esta é sempre uma grande questão. Apesar de eu não acreditar em bruxas, gosto muito quando estas coincidências acontecem.

O desfecho da história do dentista se passa em seu consultório durante uma consulta.  Ao ver uma aliança na mão da sua amada, sua assistente, ele se distrai e sem querer machuca o paciente com uma agulha. Sente-se mal pela distração e percebe que é a hora de resolver a questão, e então, enquanto a anestesia faz efeito, chama a assistente num canto para uma conversa. A assistente, que é casada, está interessada no patrão e esperando que ele se declare (duplamente infiel, a moça). A cena deveria mostrar esta tensão e o conflito dos dois.  

Ensaiamos umas duas vezes e começamos a rodar. Num dos primeiros takes, Jamel, sem querer, deixou cair a bandeja de instrumentos e Dinara, a atriz que faz a assistente, tomou um susto. Ele pediu desculpas com a câmera rodando, não sei se para mim ou se para o paciente e continuou a cena. Gostei do acidente e do susto, então, resolvemos incorporá-los à cena. Rodamos mais uns dois takes, até a hora em que ela deveria abrir uma gaveta, mas a gaveta emperrou. Jamel, sem sair do personagem, foi até o armarinho para ajudá-la e sem querer se espremeram num canto da sala raspando o corpo um no outro. Ele usou o contato, sentiu o cheiro dela quando ela cruzou em sua frente, ficou desconcertado por alguns segundos e voltou ao seu texto. Foi muito bom, então, no take seguinte, incorporamos também o problema da gaveta e o esbarrão. Mais para frente, ao preparar a seringa, Dinara quebrou a tampinha que protege a agulha e se assustou. Mais um erro que entrou no repertório. Finalmente, num outro momento, a máscara que Jamel usava na hora de dar a anestesia saiu do seu nariz, então Dinara se debruçou sobre o paciente para recolocá-la; seus dedos tocaram de leve o rosto do "patrão”. Sorrisos, olhares e mais tensão. O gesto foi incorporado também, claro.   

Nos últimos takes que fizemos a cena toda passou a ser sobre a seqüência de erro dos dois; tudo foi sendo marcado e repetido como um pequeno balé. Estas besteirinhas levemente cômicas provocavam olhares entre eles como um diálogo sem palavras que o paciente, ali com a boca aberta, não estava percebendo. Tensão discreta e romântica. “Lovely”, disse Paula, continuista inglesa, ao meu lado. Uma cena inteiramente resolvida graças ao que poderia parecer problemas. 

Não vou contar como é o desfecho desta ceninha (14 pilas para quem quiser saber), mas a maneira como ela foi sendo encontrada me deixa cada vez mais interessado em ir para o set todas as manhãs, com um plano na cabeça, mas muito disposto a subvertê-lo. A Andrea, minha sócia, diz que sou especialista em dar tiro no próprio pé, mas já desisti de tentar criar o filme no papel, faz tempo. Assumi minha infidelidade, as minhas próprias idéias ou minha burrice para conseguir planejar tão detalhadamente. Simplesmente, não tenho controle sobre o mar da minha cabeça, então só me resta surfar na onda que aparecer na hora. Equipado com atores como o Jamel e Dinara, o risco de escorregar e tomar um caldo fica muito menor, claro, e dispensa parafina.

Viena 01/05/2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Notícias sobre "360" em sites austríacos

Na última semana, dois portais de notícias austríacos, Kurier e Krone, colocaram em destaque notícias, curiosidades e vídeos sobre 360 e seu elenco, mais especificamente,  o ator Jude Law, que se encontra em Viena, na companhia de Fernando Meirelles e todo o resto da equipe.

Abaixo, o link e um resumo em português sobre as duas matérias:


 
Resumo:
"Reigen" e Jude Law fazem etapa em Viena.
Filmagens na Áustria: Viena vira cenário para 360.
Hoje Viena, amanhã Paris, Londres, Rio... O diretor brasileiro Fernando Meirelles segue com todo circo para uma série de cidades onde encontram palcos e dinheiro de apoio financeiro.
Os países europeus têm se interessado em receber grandes produções de cinema internacionais, o que ajuda na divulgação do turismo local. A Áustria investiu 7,5 milhões de euros em 2011 nos incentivos culturais. Além de 360, o país presenciou as filmagens de James Bond, em 2008.
360 é uma adaptação internacional de Reign, peça de Arthur Schnitzler, escritor austríaco. A estréia da peça original foi em 1920, na cidade de Berlin. Foi tão falada e comentada, principalmente pelas cenas de sexo e amor que permeiam os dez episódios da história, que sofreu um processo e foi censurada até 1982. A peça já tem algumas adaptações para o cinema dos anos 50 e 60.
O roteiro de 360 é da estrela britânica Peter Morgan.






Resumo:
"Espero que tenha um pouco de tempo livre aqui."
Pobre Jude Law, não poderá sair em Viena.
Jude Law está em Viena, onde atua no papel principal de 360, produção internacional de cinema, versão da peça de teatro Reign, de A. Schnitzler.
Ele gostaria de ter tempo livre para sair e ver a cidade, mas espera ter os dias cheios da manhã até a noite.
Jude Law ainda não conhecia a peça de teatro, mas se interessou pelo projeto principalmente por ser dirigido por Fernando Meirelles, de quem confessa ser um fã. Ele conta um pouco sobre seu papel com Rachel Weiss e elogia muito o trabalho do roteirista Peter Morgan.
Em 2011, Jude Law será júri do festival de Cannes, onde verá seus trabalhos em 360, Sherlock Holmes e outros dois filmes.